Atrativos

CONHEÇA OS ATRATIVOS DO CENTRO URBANO DE RESENDE

aman

Academia Militar das Agulhas Negras
Foi criada em 20 de março de 1944, no governo de Getúlio Vargas, berço de várias gerações de oficiais do Exército Brasileiro. O museu da AMAN possui obras de arte, com peças relevantes, como os canhões capturados por tropas brasileiras na Itália na Segunda Guerra Mundial. A biblioteca conta com um acervo literário grandiosos, com mais de 24000 volumes, entre obras raras, vasta coleção de literatura, livros técnicos, coleção de obras de referência e coleção de revistas. A vida cultural da cidade de Resende foi enriquecida com a inauguração do teatro da AMAN, em 1988, o maior da América Latina, com capacidade para 2821 pessoas. Esse teatro possibilitou a vinda de grandes espetáculos como: shows musicais, balés, orquestras sinfônicas e peças teatrais.

caixadagua

Caixa d’água
Construída em 1876. Foi o primeiro sistema distribuição de água em Resende. Com capacidade para cento e cinqüenta e oito mil litros de água em seu porão de pedra. Com captação de água com fontes distantes até cinco quilômetros do bairro. Ali existia um chafariz para onde as lavadeiras traziam as suas trouxas de roupas. A construção está situada no bairro Alto dos Passos, ao lado da Igreja Nosso Senhor dos Passos.

camara

Câmara Municipal
Exemplar de gosto eclético, característico dos edifícios públicos construídos nas primeiras décadas do século XX. O prédio em forma de “L” possui um acentuado pé direito no pavimento térreo, realçando sua monumentalidade. O telhado em quatro águas, e está oculto por platibanda e comija ricamente trabalhada, emoldurando a parte superior de todo o prédio. O interior sofreu algumas alterações, mas não comprometeu o conjunto. O prédio da Câmara Municipal foi construído a mais de 100 anos.
Endereço: Rua Padre Couto, 10 – Centro
Telefone: (24) 3355-1495
Visitação: a visitação pública é permitida mediante a agendamento

casadacultura

Casa da Cultura
Construído entre 1834 e 1856. O prédio do Paço Municipal, onde hoje funciona a Casa da Cultura, foi a terceira “sede” da Câmara Municipal, a cadeia e o Tribunal do Júri. “Prédio de taipa”, construído com mão de obra de escravos. A exemplo de outras obras públicas da época o Paço recebeu fundamental apoio através de subscrição popular em dinheiro e material. Após a sua inauguração, o casarão do Paço Municipal foi palco de memoráveis acontecimentos da história da cidade como solenidades cívicas, festivais, culturais, religiosas, políticas, exposições eu marcaram época. Na segunda metade do século passado, a partir de 1970, o fórum municipal e a cadeia pública foram transferidos para prédios próprios. O gabinete do prefeito e alguns setores da administração municipal que ocuparam as instalações por vários anos também se mudaram. Consequentemente o local foi transformado para atender exclusivamente a cultura, arquivo histórico, escola de música, Museu da Imagem e do Som e a administração da Casa da Cultura Macedo Miranda.
Endereço: Rua Doutor Luis da Rocha Miranda, 117 – Centro Histórico
Visitação: Aberto de segunda a sexta-feira das 12 as 18 horas

espacoz

Espaço Z
Foi construído no início do século XX para funcionar como Mercado Municipal mas nunca chegou a cumprir seu objetivo. No local funcionou fábrica de passamanaria, mercado de tropeiros e cooperativas de produtores. O galpão é de estrutura metálica, assim como a estrutura do telhado. Somente na fachada frontal mantém seu aspecto original. Hoje ele abriga atividades culturais e recebeu o nome de Espaço Z.
Endereço: Av. Gustavo Jardim – Centro
Visitação: de segunda a sexta-feira das 12 as 18 horas.

estacao

Estação Ferroviária
Construída no final do século XIX e remodelada em 1937, a estação, localizada no bairro Campos Elíseos, retrata uma época em que a emoção da chegada e as lágrimas da despedida corriam sobre trilhos, e não sobre o asfalto ou pelo ar. O prédio, que ainda guarda suas características arquitetônicas, fica na Praça da Bandeira, onde, ao centro, repousa uma simpática e graciosa “Maria Fumaça”, fabricada em 1911 na Alemanha. É graças a ela, que dá à paisagem um charme muito especial, que o local é conhecido pelos resendenses e pelos visitantes como Praça do Trenzinho.
Endereço: Praça da Bandeira, s/n – Campos Elíseos.

igrejamatriz

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Sua construção iniciou-se em 1812. Foi construída por meio de subscrição popular. Obrigou-se certos proprietários a fornecerem um determinado número de escravos mensalmente, para os trabalhos de escavações e levantamentos de taipas. A 16 de outubro de 1831, teve lugar a transladação do santíssimo sacramento e das imagens da antiga para a nova igreja. A princesa imperial interessou-se pela obra, quando de passagem por Resende em 1868. A 22 de agosto de 1945, a Matriz incendiou-se, foram somente salvas as duas torres. Foi reconstruída com as mesmas torres, da mesma forma e 21 de agosto de 1954, foi solenemente consagrada a Matriz de Resende.
Endereço: Praça Doutor Oliveira Botelho – Centro
Telefone: (24) 3354-0862
Site: http://www.igrejamatrizresende.org.br
Visitação: segunda a sexta-feira das 08 as 18 hs e sábado das 13 as 17 hs.

igrejadorosario

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Sua construção foi iniciada nos anos de 1825 a 1827. Ocasião que se deu a criação de sua primeira irmandade. Limita-se seu patrimônio de um terreno em torno da igreja, doado por Dona Marta Maria da Conceição. A igreja segue o estilo Neoclássico do século XIX.
Endereço: Rua do Rosário – Centro
Visitação: segunda a sábado das 07 hs as 11 hs. Domingo das 08:30 as 11 hs

igrejadospassos

Igreja Nosso Senhor dos Passos
Situada no Alto dos Passos, a construção data de 1827, fruto de esmolas recolhidas do povo. Serviços e material foram ofertados pelo povo, o administrador da obra foi o padre José Marques da Mota. Na noite de 22 para 23 de novembro de 1848, um incêndio reduziu a cinzas todo o edifício da igreja, ficando de pé apenas as paredes por serem de taipas. Escapou das chamas a imagem de Nosso Senhor dos Passos. Esta imagem é uma das mais perfeitas do Brasil. Foi reconstruída com a ajuda de fiéis. A igreja segue o estilo neoclássico do século XIX.
Endereço: Rua Antonio de Almeida Viana – Alto dos Passos
Visitação: não está aberta para visitação pública. Abre toda segunda-feira as 19 horas para a celebração da missa.

museuartemoderna

Museu de Arte Moderna
O Museu de Arte Moderna de Resende foi o segundo a ser inaugurado fora de uma capital no Brasil – depois do de Cataguases – e o quarto do país. Guarda obras de Tarsila do Amaral, Santa Rosa, Guinard, Lasar Segall, Liesler, Alfredo Ceschiatti, Poty. Fundado em 1950 pelo escritor Marques Rebelo, ocupa uma casa espaçosa no Centro Histórico e é mantido pela Prefeitura, que fez a aquisição do primeiro quadro, um óleo de Iberê Camargo.
Endereço: Rua Doutor Cunha Ferreira, 104 – Centro
Visitação: de terça a sexta-feira das 10 as 19 horas, sábado das 14 as 18 horas.

parquedasaguas

Parque das Águas
Localizada no coração da cidade, esta área de lazer é um convite a uma vida mais saudável. Com cerca de 50 mil metros quadrados, o Parque conta com pista para caminhada, academia ao ar livre, área para patinação e para a prática de slackline, rampa de skate, quadra de areia e lago com peixes ornamentais. Situada às margens do Rio Paraíba, de onde se tem uma bela vista do Maciço das Agulhas Negras, o parque também dispõe de parques infantis, fontes de água mineral e muito verde, com árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, palmeiras e pequenos jardins.
Endereço: Avenida Rita Ferreira da Rocha, s/n – Jardim Jalisco
Visitação: Aberto todos os dias.

pontevelha

Ponte Nilo Peçanha (Ponte Velha)
A travessia do Rio Paraíba foi um problema para os moradores de Resende até o início do Século XIX. Em 1821 a primeira ponte de madeira foi construída sobre o rio, mas foi carregada pela grande enchente que atingiu o município em 1833. Depois disso, uma nova ponte de madeira foi erguida, durando até o final do Século XIX. Mas os problemas da travessia só acabaram mesmo em abril de 1905, quando foi inaugurada a Ponte Nilo Peçanha, mais conhecida como Ponte Velha. Pré-fabricada em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio, sua construção foi um marco no desenvolvimento da cidade. O nome, Nilo Peçanha, é uma homenagem ao Presidente da época que veio a Resende especialmente para a inauguração. Em abril de 2005, a Ponte completou 100 anos.
Endereço: Avenida Rita M. Ferreira da Rocha – Centro.

centenario

Praça do Centenário
Chamava-se Largo da Cadeia pois ali funcionou a Cadeia Pública até 1856. No centro da Praça levantava-se o pelourinho, onde eram amarrados os escravos faltosos condenados à pena de açoite. Em 1869 passou a denominar-se largo da Constituição, embora o juramento da Carta Magna outorgada por D.Pedro I não tenha sido prestado neste local e sim na Câmara Municipal. Após a comemoração dos cem anos de Resende (1901) foi rebatizada para Praça do Centenário. Essa praça foi palco de grandes acontecimentos: dali partiu a notícia da abdicação de D. Pedro I. Durante a Guerra do Paraguai ali se festejava cada vitória de nossas armas. A abolição da Escravidão também foi comemorada nessa praça por três noites consecutivas. Na Praça do Centenário morou o padre Marques, responsável pelo primeiro jornal resendense – O Gênio Brasileiro (1831).
Endereço: Centro Histórico

Anúncios