Mais uma edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende é sucesso

Terminou neste domingo, dia 6 de outubro, a 52ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende, tradicionalmente abreviada como “Exapicor”. O evento, gratuito e democrático, mais uma vez obteve sucesso, tanto em presença do público, quanto na programação cheia de novidades, visando garantir uma experiência marcante para toda a família.

Em 10 dias de festa, a Expicor recebeu mais de 30 atrações musicais regionais e locais no Palco Resende, além dos shows principais, no Palco Principal, com 8 artistas consagrados, de visibilidade e fama em todo o país. A sequência contou com Xande de Pilares, Onze20, Lexa, Jorge & Mateus, Gabriela Rocha, Simone & Simaria, Cesar Menotti & Fabiano e Kevin o Chris. Um dos dias de festa, como de costume, foi reservado especialmente para a música gospel, com a participação de inúmeras igrejas da região. Nos dias sem atrações no Palco Principal, o “Happy Hour da Exapicor” proporcionou aos visitantes até telão para exibição de jogo da Libertadores.

– Mais uma Exapicor de muito sucesso, com grandes atrações e novidades para toda a família. Mais uma vez podemos dizer que, embora a área de Exposições tenha recebido um volume muito grande de pessoas, não tivemos nenhum incidente registrado no local. Um indicativo de que o trabalho foi feito corretamente. A Exapicor é um elemento da tradição de Resende e é um importante momento de movimentação da economia, quando visitantes consomem e injetam dinheiro em nossa cidade – destaca o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

De acordo com o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, a Exapicor recebe, anualmente, visitantes dos mais variados locais do país. Esse movimento é responsável por impactos importantes na economia de Resende. Segundo informações da Associação de Hotéis de Resende, durante o período da festa houve um crescimento na taxa de ocupação dos hotéis do município de mais de cerca de 15%. Outro importante impacto está na visibilidade atribuída aos artistas e artesãos de Resende, que puderam exibir o trabalho para milhares de pessoas dos mais variados locais.

Esta também foi uma edição memorável para o público infantil, já que a programação incluiu a Fazendinha, para a criançada ter contato com animaizinhos, um circo de entrada gratuita, atrações musicais, com “Baby Shark – Brincando e Aprendendo”, “Frozen” e uma tarde especial com a peça teatral baseada no sucesso de várias gerações da Walt Disney “O Rei Leão”. Também teve as diversas atrações do Parque Infantil, composto por atrações para os pequenos e para os adultos.

A 52ª Exapicor abriu espaço para a 1ª Copa Sul Fluminense de Airsoft, evento à parte, que reuniu esquadrões da região em um espaço específico da Área de Exposições, nomeado “Cidade do Airsoft”. Já na parte agropecuária da Exapicor, os visitantes puderam acompanhar provas de Hipismo, Tambor e Baliza, além do tradicional torneio leiteiro, movimentando os produtores rurais de Resende.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Anúncios

Projeto “Arte na Capa” de outubro apresenta discos DJ Léo Villela

A Prefeitura Municipal de Resende, através da Casa da Cultura Macedo Miranda, abre no próximo dia 01 de outubro mais uma edição do projeto ‘Arte na Capa’, desta vez com uma seleção de discos organizada pelo DJ Léo Villela. A mostra ‘Pop Hits’ poderá ser visitada até o dia 31, sempre de segunda a sexta, das 12h às 18h. A entrada é gratuita.

‘Arte na Capa – Pop Hits’ é a nona exposição organizada pelo Museu da Imagem e do Som de Resende em 2019, e a terceira em que DJ’s e colecionadores de vinis são convidados a selecionar as capas da mostra. Em abril, em comemoração ao Dia do Disco, o material foi escolhido pelo DJ Nandão. Em agosto, o colecionador Luiz Lindão organizou a exposição ‘Vinis do Século XXI’.

Para o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, é importante que o MIS de Resende se relacione com DJ’s e colecionadores da região, criando um intercâmbio benéfico para todos. ‘Temos um grande acervo no Museu da Imagem e do Som, mas a colaboração desses parceiros cria novas perspectivas e olhares para as mostras organizadas pelo MIS’, acredita o presidente.

Nesta nova exposição, o público visitante poderá conferir 27 capas escolhidas pelo DJ resendense Léo Villela, em seu vasto acervo de vinis. O DJ iniciou sua carreira em 1992 e sua seleção musical sempre privilegiou a ‘dance music’ e suas vertentes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Após final de semana de sucesso, “Happy Hour da Exapicor” movimenta a área de exposições

Amanheceu nesta segunda-feira e o sorriso dos fãs da dupla Jorge & Mateus, principalmente aqueles estiveram na Área de Exposições em Resende, ainda não saiu do rosto. A noite de domingo reflete bem o que foram os três primeiros dias da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende: um verdadeiro sucesso. Dezenas de milhares de pessoas prestigiaram a 52ª edição do evento de entrada franca, que comemora o aniversário da cidade. A festa continua nesta segunda, com a realização do “Happy Hour da Exapicor”, que se estende até a quarta-feira.

De acordo com a organização do evento, o “Happy Hour da Exapicor” é uma forma de aproveitar ainda mais o clima da Exposição com opções de lazer e entretenimento, logo após o horário de expediente de trabalho. Com isso, os portões da Área de Exposições abrem às 18h, disponibilizando as opções de gastronomia, através das barraquinhas e food trucks, e diversão para a criançada, com o Parque Infantil e a Fazendinha. Além disso, não poderiam faltar opções de música de qualidade para quem for aproveitar a extensão do evento. Na quarta-feira, dia 2 de outubro, haverá ainda um telão para exibição do jogo da semifinal da Libertadores, disputado entre Flamengo e Grêmio.

Grandes shows voltam na quinta-feira

A linha de shows no Palco Principal, um dos principais chamarizes da Exapicor, retorna na próxima quinta-feira, dia 3 de outubro, quando será realizada uma noite gospel. Diversas atrações para as famílias evangélicas se apresentarão desde o início da tarde, além do show especial da cantora Gabriela Rocha.

– É satisfatório saber que durante os três dias de festa, embora a área de Exposições tenha recebido um volume muito grande de pessoas, não tivemos nenhum incidente registrado no local. Indica que o trabalho está sendo feito corretamente. A Exapicor é um elemento da tradição de Resende e é um importante momento de movimentação da economia, quando visitantes consomem e injetam dinheiro em nossa cidade – destaca o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

O prefeito lembrou que o evento conta com a atuação da Guarda Civil Municipal, com cerca de 40 homens e seguranças particulares, com aproximadamente 100 controladores de público. Esse contingente é reforçado com agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com 150 homens e apoio da cavalaria.

No Palco Resende, diversas atrações locais e regionais tiveram a oportunidade de disseminar o trabalho aos visitantes, com uma sequência diária de bandas e artistas de muita qualidade que pedem espaço no cenário musical.

Já para a criançada, também não faltou diversão com peças teatrais “Baby Shark – Brincando e Aprendendo” e “Frozen”, Circo de entrada gratuita e as atrações que seguem no Happy Hour: Fazendinha e Parque Infantil. Também teve adrenalina e esporte, com a 1ª Copa Sul-Fluminense de Airsoft, a qual terminou com as equipes CAT (1º lugar), AKF Alfa (2º lugar) e AFK Bravo (3º lugar) compondo o podium. Provas de Tambor, Hipismo e Baliza também foram realizadas neste final de semana.

Jorge & Mateus

A noite de domingo foi coberta de carisma e irreverência no Palco Principal, com uma das duplas de maior sucesso na música brasileira no século. Jorge & Mateus foram responsáveis por uma noite memorável para todos que lotaram os setores da Área de Exposições. A dupla iniciou o show pontualmente à meia noite e meia e compilou sucessos desde o início da carreira até as canções mais atuais, como o hit “Tijolão”.

Sucesso também nos dois primeiros dias de festa, as demais atrações mobilizaram visitantes de vários locais do país, garantindo o clima tradicional da festa mais aguardada da região Sul Fluminense.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

EXAPICOR 2019 terá esquema especial de ônibus em todos os dias da programação

A 52ª Exapicor (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende) terá esquema especial de ônibus em todos os dias da programação, facilitando o acesso para toda a população. A maior festa popular gratuita da Região Sul Fluminense acontecerá entre esta sexta-feira, dia 27 de setembro, e 6 de outubro, na Área de Exposições da cidade. A escala do transporte coletivo foi preparada levando em consideração os horários de pico relacionados aos principais shows e atrações da mega festa. Na entrada da festa, haverá local de embarque e desembarque dos coletivos. Além disso, serão reservados espaços para táxi e veículos de aplicativos de transporte individual privado na entrada principal, visando viabilizar a acessibilidade ao evento de forma organizada e democrática.

Durante os dias de semana, a partir de 20h30, todos os ônibus das linhas municipais existentes da Viação São Miguel serão estendidos até o local da Exapicor 2019, com tarifa única (valor vigente). Os ônibus vão circular a noite inteira. No horário do show principal do dia, os embarques acontecerão nos pontos de ônibus normalmente. Depois dos shows, os coletivos estarão disponíveis para embarque dos passageiros na área da entrada principal do festejo.

Aos sábados, todos os veículos das linhas municipais começam a direcionar o atendimento destinado ao local do evento, depois de 15h, com a tarifa única. Os ônibus também vão circular a noite inteira. No horário do show mais esperado do dia, os embarques dos passageiros acontecerão nos pontos de ônibus normalmente. Após os shows, os coletivos estarão aguardando na entrada da festa, para o embarque dos passageiros.

Já aos domingos, as viagens de todos os coletivos serão estendidas até a 52ª Exapicor, com o mesmo valor. A dinâmica da circulação dos ônibus no decorrer da noite e da espera pós-show será mantida dentro do esquema elaborado.

O responsável pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran) da Prefeitura de Resende, Denilson de Paula Silva, destacou que toda a população terá acesso facilitado à festa, que possui entrada franca. “O objetivo do esquema especial de ônibus é viabilizar o direito de ir e vir durante a grande festa popular, possibilitando o embarque e desembarque dos moradores de todos os cantos da cidade, com segurança e comodidade. Os coletivos estarão com letreiro indicando o destino à Exapicor. Também serão organizados dois espaços para táxi e veículos que prestam serviço de transporte individual privado remunerado, por meio de acionamento de aplicativo de celular. A população terá a opção de escolher o tipo de serviço de transporte e embarcar com segurança, lembrando que uma das finalidades da divisão dos espaços é melhorar o fluxo dos veículos, além de dar acessibilidade”, reforçou.

CONFIRA OS PRINCIPAIS SHOWS

A abertura oficial do mega evento será na sexta-feira, dia 27 de setembro, na Área de Exposições. No primeiro dia do festejo, os portões serão abertos às 18h, para a população. Nesta data, a animação fica por conta do cantor e compositor Xande de Pilares, com o melhor do samba de raiz e grandes clássicos do pagode. No sábado, dia 28 de setembro, será o show da versátil cantora de funk Lexa e Onze 20, com interpretações famosas. No domingo, 29, aniversário da cidade, é o grande dia da música sertaneja com dupla ‘Jorge & Mateus’, que consolidou carreira com várias trilhas sonoras e ritmos badalados.

Na quinta-feira, dia 3 de outubro, haverá um culto de louvor com a cantora Gabriela Rocha, que apresentará diversas canções do universo gospel. Na sexta-feira, dia 4 de outubro, será a vez do tão esperado show da dupla sertaneja ‘Simone & Simaria’. No sábado, dia 5 de outubro, mais um show de repercussão marcará o evento com os clássicos sertanejos de ‘César Menotti & Fabiano’. Para encerrar com chave de ouro, no domingo, dia 6 de outubro, o famoso DJ Kevin O Chris contagiará o público com muito funk e outros ritmos.

Nos sábados e domingos, os portões serão abertos a partir de 10h; de segunda à sexta-feira, o horário de abertura da festa será às 18h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Quinta edição do projeto “Vem Passarinhar” acontece neste fim de semana

Interessados já podem se inscrever para a quinta edição do projeto ‘Vem Passarinhar’, criado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), no Parque Estadual da Pedra Selada e com apoio da Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. A programação acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro. As inscrições para o evento de observação de aves devem ser feitas até o dia 26, pelo e-mail: pepedraseladarj@gmail.com com nome completo, número de celular, e-mail e informando qual saída de campo deseja participar ou se pretende integrar todas as atividades.

Os organizadores do evento recomendam que os participantes levem alguns acessórios como: protetor solar, repelente, boné, lanches, garrafinhas de água, câmeras para registrar o passeio, binóculos, roupas leves e calçados confortáveis. A programação conta com observação de aves em Visconde de Mauá, exposição de arte e bate papo sobre os observatórios de aves. Segundo o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, o objetivo do projeto é incentivar a observação de aves nos parques estaduais do Rio de Janeiro.

– A importância para o Parque Estadual da Pedra Selada é mostrar aos participantes que o espaço é uma excelente localização para a observação de aves. – ressaltou Tiago Diniz.

Confira a programação completa do ‘Vem Passarinhar’

27/09 (sexta-feira)
19h: Coquetel de abertura com exposição de arte com o tema Aves.
Bate papo sobre os observatórios de aves como ferramentas de conexão entre ciência, sociedade e observação.

28/09 (sábado)
6h: Observação de aves – Visconde de Mauá, Pousada Fazenda do Mel, Estrada Mauá – Rio Preto, km 5.
14h: Dia de Campo: Descobrindo as aves. Atividade de divulgação científica, visando aproximar a sociedade da pesquisa científica.
Ponto de encontro: Top Club Alambari, Serrinha do Alambari
16h: Observação de aves na Serrinha do Alambari
18h: Corujada na Serrinha do Alambari

29/09 (domingo)
 
6h: Observação de aves – Penedo, Pousada Três Bacias, Rua FF, Penedo/Itatiaia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Corrida Solidária acontece no próximo dia 22, em Resende

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria de Esporte e Lazer, realiza no próximo domingo, dia 22, a Corrida Solidária, nas proximidades do Parque das Águas. As inscrições para a corrida encerraram devido ao grande sucesso e procura. Ao todo, 800 pessoas se inscreveram.

A Corrida Solidária é em comemoração ao aniversário de 218 anos de Resende. Os participantes percorrerão cerca de 10 quilômetros, com largada a partir das 9 horas, em frente ao Parque das Águas, na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha. A chegada ao final do percurso também será em frente ao Parque das Águas, na Beira Rio.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, David de Jesus, ressaltou que os inscritos para a Corrida Solidária devem retirar o chip, a numeração e o kit para participar da prova mediante a entrega de 2kg de alimento não perecível como feijão, soja, arroz, café e açúcar.

– Os participantes podem retirar seus kits no dia 20, de 12h às 20h, e no dia 21, de 9h às 13h, no quiosque que fica localizado no interior do Parque das Águas, apresentando um documento oficial com foto e CPF. É bom relembrar que não serão entregues kits no dia do evento – enfatizou David de Jesus.

Todos os alimentos não perecíveis doados serão entregues para a Cruz Vermelha de Resende. Ao final de todo o percurso da Corrida Solidária, serão entregues troféus para os primeiros colocados de cada categoria e medalhas para o segundo e terceiro lugar. Além disso, haverá premiação para a maior equipe.

Serviço

Corrida Solidária
Data: 22/09 (domingo)
Horário: 9h
Largada e chegada: Parque das Águas, na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

52ª EXAPICOR de Resende terá fazendinha com novos atrativos e tradicional circo

A 52ª Exapicor (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende), que acontecerá entre os dias 27 de setembro e 6 de outubro deste ano, está cheia de atrativos para o público infantil. A ‘Fazendinha’, exposição de animais de pequeno porte, é uma das atrações que se repete em mais uma edição, devido ao sucesso dos anos anteriores. Este ano, a mostra da propriedade rural com pequenos pets vem com novidades, como a oportunidade que a criançada terá para alimentar os cabritinhos utilizando mamadeiras. O evento ainda contará com o tradicional circo, que contagia tanto as crianças quantos os adultos com espetáculos protagonizados pelos originais artistas no picadeiro. A entrada é franca nos dois espaços da festa realizada na Área de Exposições, no bairro Morada da Colina.

Nesta edição, a ‘Fazendinha’, com estrutura oriunda do município mineiro São João Del-Rei, contará com várias espécies de animais, entre elas: oito pôneis; duas mini vacas; quatro mini cabras; oito cabritinhos; duas lhamas; duas jumentinhas; cerca de 80 pássaros exóticos; e aproximadamente 100 peixes ornamentais. O original circo, famoso por desenvolver trabalhos sociais na região, fará espetáculos envolvendo palhaços, carro maluco, equilibristas, malabaristas, dançarinos, trapezistas e táxi maluco.

A secretária de Comunicação Social e Eventos, Tatiane Gavioli, destacou que a ‘Fazendinha’ e o circo fazem parte da programação especial para as crianças.

— A Exapicor vem se consolidando como a maior festa popular da Região Sul Fluminense, nos últimos anos. Já virou tradição o cronograma infantil com a tão esperada “Fazendinha” e o circo, com a originalidade em suas apresentações. A mini fazenda é uma das atrações bem procuradas pelos pais e crianças no decorrer do festejo. O contato dos pequenos com os pets é fantástico e enriquecedor, visto que, além de aguçar a curiosidade, ajuda no processo de formação em um espaço totalmente diferente da realidade moderna e tecnológica. É uma atividade que vale a pena para levar os filhos! O diferencial de 2019 será a experiência de poder alimentar os cabritinhos com mamadeira, que não gerará nenhum custo aos pais ou responsáveis. Já o circo traz toda a magia da velha infância e resgata a interação da plateia com os palhaços, entre outras brincadeiras que rendem muitas gargalhadas e prendem a atenção. Recomendo que a população visite a exposição e conheça o trabalho do circo, porque são atrações gratuitas e com classificação livre, ou seja, para todas as idades – reforçou.

A ‘Fazendinha’ estará aberta para visitação a partir de 18h, nos dias de semana, e, nos finais de semana, às 10h, com entrada franca. Este ano, a mini fazenda ainda oferecerá passeios com pôneis e charretes para as crianças, sob preço acessível. Já o tradicional circo, com entrada gratuita para crianças e adultos, terá espetáculo às 19h, nos dias de semana. Nos finais de semana, o circo terá a seguinte escala de horários: 14h, 16h e 19h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende