Peça teatral ‘A Pequena Sereia’ será encenada no Parque das Águas neste sábado, dia 18

O Parque das Águas, situado no bairro Jardim Jalisco, em Resende, será palco da peça teatral infantil “A Pequena Sereia”, neste sábado, dia 18, às 18h. Uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), e o programa ArcelorMittal Cultural – Arte que Transforma, da empresa siderúrgica ArcelorMittal, levará o espetáculo gratuitamente para uma média de público estimada em 600 pessoas. A apresentação foi viabilizada a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do Ministério da Cidadania e da Cyntilante Produções.

A peça “A Pequena Sereia”, com duração de cerca de uma hora, já rodou todo o Brasil e sua releitura é inspirada nos musicais da Broadway. O musical já recebeu cinco prêmios ao longo dos anos: Melhor Espetáculo; Melhor Atriz; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Cenário; e Maior Público. O presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, explica que a realização do evento visa incentivar a cultura, buscando novas perspectivas para o público resendense e a construção de novos olhares.

— O desenvolvimento deste projeto é muito importante para a nossa cidade, principalmente, para o público infantil, pois oferece cultura e entretenimento de qualidade. Ao proporcionarmos peças infantis de forma lúdica e democratizarmos o acesso ao teatro, estamos dando um grande passo para a conquista de novas plateias. É uma satisfação termos a Prefeitura como principal apoiadora deste projeto no município, com a recriação de clássicos da literatura. A estrutura possui tenda grande com aproximadamente 600 cadeiras, palco com iluminação especial e sonorização para encantar a todos com a magia dos contos – destacou, lembrando que o programa cultural pode ser implantado em cidades de atuação do grupo ArcelorMittal.

A peça

O enredo da peça narra a história de Ariel, uma sereia encantada com o mundo dos seres humanos. Em determinado momento da trama, a sereia se apaixona pelo príncipe Eric. Para poder viver com seu amado, Ariel faz um pacto com Úrsula, que é a bruxa do mar. A busca pelo verdadeiro amor vira uma saga contra o tempo para Ariel, que contará com a ajuda de seus amigos, os seres dos mar.

O projeto faz parte de uma série de sete apresentações mensais, de maio a novembro, no Parque das Águas, localizado na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, no Jardim Jalisco. Estão previstas as seguintes peças teatrais para os próximos meses: Peter Pan; A Bela e a Fera; Os Saltimbancos; Aladim; Mágico de Oz; e Rainha da Neve.

SERVIÇO:

Peças teatrais no Parque das Águas, em Resende

Assunto: A Pequena Sereia
Data: 18 de maio, sábado
Horário: 18h
Aberto ao público

Assunto: Peter Pan
Data: 15 de junho, sábado
Horário: 18h
Aberto ao público

Assunto: A Bela e a Fera
Data: 20 de julho, sábado
Horário: 18h
Aberto ao público

Assunto: Os Saltimbancos
Data: 17 de agosto, sábado
Horário: 18h
Aberto ao público

Assunto: Aladim
Data: 14 de setembro, sábado
Horário: 18h
Aberto ao público

Assunto: Mágico de Oz
Data: 19 de outubro, sábado
Horário: 18h
Aberto ao público

Assunto: Rainha da Neve
Data: 16 de novembro, sábado
Horário: 18h
Aberto ao público

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Anúncios

Semana do MEI 2019 oferece oficinas na Sala do Empreendedor de Resende

A 11ª Semana do MEI (Microempreendedor Individual) de 2019 será realizada entre os dias 20 e 24 deste mês, na Sala do Empreendedor de Resende, situada na Praça do Trenzinho, nº. 85, no bairro Campos Elíseos. Nesta edição, serão oferecidas cinco oficinas gratuitas, que abordarão os seguintes segmentos: Beleza, Alimentos, Economia Criativa e Crédito, Construção Civil e Moda, além de palestras on-line disponíveis para públicos direcionados. O evento nacional é promovido pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), na região do Médio Paraíba, em parceria com a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

As atividades do Sebrae serão promovidas paralelamente à Semana Nacional de Educação Financeira (Enef). De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, o empreendedorismo é um dos mecanismos propulsores da economia do País. Por isso, as oficinas presenciais de capacitação e as palestras setoriais on-line são de extrema relevância para os microempreendedores individuais e aqueles que querem dar o pontapé inicial em seus negócios.

— O município busca incentivar os microempreendedores e aqueles que querem começar seus negócios participando todos os anos da Semana do MEI. Além disso, a Prefeitura oferece diversos serviços gratuitos no cotidiano, visando à formalização dos micro e geração de trabalho e renda na nossa cidade. A 11ª edição é direcionada aos microempreendedores individuais e potenciais empreendedores. Para as oficinas presenciais, serão oferecidas 30 vagas por segmento em média. Os interessados vão ter a oportunidade de aprender a como tirar uma ideia do papel e conhecer dicas para o aperfeiçoamento de técnicas e habilidades para o crescimento de seus empreendimentos. Tanto as oficinas presenciais quanto as palestras a serem desenvolvidas pelo webinar, tipo de webconferência, são gratuitas. O período de inscrições segue enquanto existirem vagas disponíveis – frisou.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

Todas as oficinas serão ministradas na Sala do Empreendedor de Resende. No dia 20 de maio, segunda-feira, haverá a oficina temática “SEI controlar o meu dinheiro”, para o segmento de beleza, às 9h, (confira o link para inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-sei-controlar-meu-dinheiro__522952).

No dia 21, terça, será a vez do ramo da alimentação, com a oficina “Boas práticas de higiene e manipulação de alimentos”, às 9h, (confira o link para inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-boas-praticas-de-higiene-e-manipulacao-de-alimentos__522993).

No dia 22, quarta, voltada para todos os setores, será realizada a abordagem sobre economia criativa e crédito, com o tema “Finanças Pessoais”, às 9h (veja o link para inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-financas-pessoais__523034).

No dia 23, quinta, às 9h, está agendada a oficina do setor de construção civil, intitulada “Como elaborar orçamento de obra” (veja o link para inscrição:https://www.sympla.com.br/oficina-como-elaborar-orcamento-de-obra__523037).

No último dia, 24 de maio, sexta-feira, às 9h, a temática será direcionada para segmento da moda, com a temática “SEI formar preço” (confira o link:https://www.sympla.com.br/oficina-sei-formar-preco__523048).

Outras informações sobre as inscrições podem ser obtidas por meio do telefone: 0800 570 0800.

CRONOGRAMA DIGITAL

Para participar das palestras on-line gratuitas e com vagas ilimitadas, os interessados de todo o Brasil devem se cadastrar para as inscrições no link do site oficial do Sebrae: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/mei/inicio. Até o momento, a entidade disponibilizou o cadastro para uma série de temas, com duração de 30 minutos cada, em horários da manhã, tarde e noite. A programação das palestras digitais é de responsabilidade do Sebrae, podendo sofrer alterações no decorrer do cadastramento.

Entre os assuntos em pauta, estão programados para o dia 20 de maio, segunda: “Bares e Restaurantes: o segredo para ser MEI e ter um negócio de sucesso”; “Preciso de Crédito?”; “Salão parceiro: uma ótima maneira de otimizar seus custos”; “Que Beleza de MEI!”, “Que tal transformar beleza em atitude?”; e “Construindo o futuro do MEI”.

Já no dia 21, estão previstas as seguintes palestras: “Viver uma vida financeiramente saudável”; “Marketing digital – Como divulgar seu negócio na internet”; “Tá na moda ser MEI”; “Seus números também precisam ser fashion”; “E-commerce ou loja virtual é para mim também?”; “Moda – saiba mais sobre hábitos de consumo do seu cliente e tendências”; e “Case de Sucesso ‘Tapi Tapioca’: Desafios para o crescimento do negócio”.

No dia 22, serão abordados os seguintes temas de ramos variados: “Como atrair clientes e vender mais usando as redes sociais”; “Como suas atitudes empreendedoras podem te levar ao sucesso?”; “Precisa de ajuda para aprumar as contas?”; “Como sair do universo das ideias e conseguir montar um negócio de sucesso?”; e “Construindo o futuro do MEI”.

No dia 23, a programação inclui as seguintes palestras: “Case de sucesso na construção civil”; “Como fazer seu negócio dar certo? Dicas e uso de ferramentas”; “Finanças – Como a educação financeira pode ajudar o empreendedor”; “O MEI que faz Delícias”; “Educação financeira descomplicada”; “Equilibre o tempero da sua empresa”; e “Beleza – quais as tendências que podem gerar mais lucro no seu salão?”.

No último dia 24, sexta, estão previstas as palestras: “Dê asas ao seu negócio”; “O que saber para ficar tranqüilo”; “Como vende mais no segmento de moda usando e abusando das redes sociais e marketing digital”; e “Aprende 5 segredos para vender mais se utilizando do marketing digital e redes sociais”.

GRATUIDADE NA DASN SIMEI

Simultaneamente à Semana do MEI, a Sala do Empreendedor de Resende atenderá o público interessado de forma gratuita, para fazer a Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento. O atendimento será em horário diferenciado durante a Semana do MEI, a partir de 9h; normalmente, a Sala do Empreendedor funciona entre 12h e 18h. O procedimento, que começou a ser realizado em janeiro, terá seu prazo encerrado no dia 31 deste mês.

A declaração é uma das obrigações que os microempreendedores individuais devem apresentar todo ano. A Sala do Empreendedor foi criada em 2015, e passou a ser responsabilidade da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, em maio de 2017. De acordo com censo do Portal do Empreendedor do governo federal (www.portaldoempreendedor.gov.br), datado 30 de abril deste ano, Resende possui 8.355 MEIs cadastrados. Já na região do Médio Paraíba, foram contabilizados 49.322 microempreendedores individuais, até o final de abril. Os principais setores de atuação são: comércio varejista de artigos de vestuário; cabeleireiros; obras de alvenarias; e bares, entre outros estabelecimentos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Festa do Pinhão de Visconde de Mauá encerra mais uma edição de sucesso.

Mais uma edição da tradicional Festa do Pinhão de Visconde de Mauá foi encerrada neste domingo, dia 12. Por mais um ano consecutivo, o evento pode ser considerado um sucesso, já que milhares de pessoas passaram para prestigiar as programações e desfrutar de todas as atrações e estrutura proporcionada aos visitantes.

Mais de 15 atrações musicais da região subiram ao palco no campo do Lote 10 e fizeram com que os visitantes espantassem o frio, com muita dança e animação. Os artistas trouxeram estilos variados e muitos sucessos consagrados da música popular brasileira. Quem procurou pela gastronomia também se deparou com diversas barracas e muitas variações de comidas típicas de pinhão, elemento típico e de grande importância para a culinária local.

Como de costume, toda a infraestrutura do evento ficou por conta da Prefeitura. O apoio da gestão municipal inclui a disponibilização de banheiros químicos, estrutura completa do palco e dos sistemas de som e iluminação, além da limpeza feita antes, durante e após a festa.

Outro importante benefício do apoio da Prefeitura foi o trabalho desempenhado pela Guarda Civil Municipal na segurança do evento, que foi concluído sem preocupações. De acordo com o Comandante da Guarda Civil Municipal, Cesar Laurindo, nenhuma ocorrência foi relatada durante os três dias de festa, o que diz muito sobre o clima de harmonia e tranquilidade do evento promovido para toda a família.

Mantendo a tradição, a Festa do Pinhão movimenta anualmente o turismo e o comércio local e ajuda a divulgar as belezas naturais da região. Consequentemente, o evento que atrai visitantes de diversos lugares ajuda a divulgar as belezas naturais da região, que é um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio.

Premiação do Torneio Leiteiro

Durante o segundo dia de festa, no sábado, uma das atrações da programação da Festa do Pinhão foi a premiação do 3º Torneio Leiteiro entre Fazendas de Rio Preto e Visconde de Mauá. Nos dois locais a competição teve início no dia 23 de março e culminou na premiação de três categorias: até 20kg; 20kg a 30kg; acima de 30kg.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Biblioteca de Resende celebra a literatura com contação de história e sarau

A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, realiza no próximo dia 26 de abril, nas dependências da Biblioteca Jandyr Cesar Sampaio, duas atividades que celebram respectivamente o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Nacional da Biblioteca. A primeira ação cultural acontece na parte da manhã, de 10h às 11h, com contação de história. A outra, às 19h, será um sarau que revela a importância das bibliotecas na literatura, música e cinema. Os interessados devem se inscrever por telefone ou pelo e-mail da biblioteca.

Com o tema ‘Histórias de Clarice Lispector para Crianças’, a contação de história organizada pela educadora e atriz Maria Violante, comemora o Dia Nacional do Livro infantil de forma lúdica, apresentando o trabalho da renomada escritora voltado para as crianças. Além de músicas e brincadeiras, a garotada poderá se deliciar com as histórias ‘Quase de Verdade’ e ‘A Mulher eu Matou os Peixes’. Segundo a educadora, são obras que levam o público a refletir sobre as escolhas que fazemos no dia a dia.

A outra atividade do dia, o sarau ‘Um Bom Lugar pra Ler um Livro’, acontece às 19h, nas dependências da Biblioteca de Resende. Com roteiro e pesquisa do professor e escritor Renato Martini, o sarau homenageará bibliotecas, ‘templos de leitura’ que guardam o conhecimento da humanidade através dos séculos. Além de destacar a importância das bibliotecas pelo mundo, textos selecionados mostram sua presença em obras de grandes autores como Umberto Eco, Jorge Luis Borges, Lima Barreto, Machado de Assis, Charles Bukowski e Ray Bradbury, entre outros.

De acordo com o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, a realização deste tipo de evento promove ainda mais a aproximação da população com a biblioteca, com a leitura e, consequentemente, com a cultura.

– É fundamental que a população compareça para prestigiar e valorizar um importante espaço público que fica ao alcance de todos, sem exceção. Através desse encontro, muitas pessoas terão a atenção voltada para a biblioteca e poderão conhecer mais sobre as obras, a estrutura e todas as possibilidades oferecidas nesse espaço. Um bom público é aguardado e o clima será de muita alegria e celebração não só para as crianças, mas por pessoas de todas as idades – diz o presidente.

Inscrições e detalhes

As duas atividades organizadas pela Biblioteca Jandyr Cesar Sampaio são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (24) 3354-5031 ou pelo e-mail: bibliotecaresende@gmail.com . A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h na Praça do Centenário no Centro Histórico de Resende.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Hemonúcleo de Resende inicia campanha de doação de sangue para a Páscoa

O Hemonúcleo de Resende iniciou nesta segunda-feira, dia 15, a “Campanha de Páscoa”, com o objetivo de aumentar o estoque de sangue para o feriado prolongado que se aproxima. As doações pela campanha poderão ser feitas na própria unidade, localizada anexa ao Hospital de Emergência, de segunda à quinta-feira, das 8h às 11h.

A meta diária do Hemonúcleo, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira, é de 15 doadores. E expectativa é de que às vésperas do feriado prolongado de Páscoa o espírito de solidariedade seja ainda maior, motivando a população a fortalecer o estoque. Outro fator importante para aumentar o número de doações durante a semana é que o Hemonúcleo não funcionará para captação nos dias 19 e 23 de abril.

– Doadores de todos os tipos sanguíneos são importantes e muito aguardados durante a campanha de Páscoa. No entanto, os tipos sanguíneos em maior necessidade são O positivo e O negativo. Independente do tipo sanguíneo, esperamos que a população venha fortalecer essa corrente de solidariedade e pense na possibilidade salvar uma vida – explica a coordenadora do Hemonúcleo de Resende, Maria Fernanda Aguiar.

Ainda de acordo com a coordenadora, a coleta é um procedimento rápido e prático, que não toma muito tempo do doador. Os interessados devem levar um documento oficial com foto e atender as condições de idade e saúde estipuladas pela segurança dos voluntários e dos receptores.

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves, entre elas o diabetes. Também não podem doar sangue pessoas que sofreram derrame e trombose, pacientes com câncer e pessoas que tenham passado recentemente por cirurgias ou procedimentos como endoscopia, por exemplo. A coordenadora esclarece ainda que menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal para fazer a doação e maiores de 60 anos precisam comprovar já ter doado sangue pelo menos uma vez, para serem aceitos como doadores.

A coordenação do Hemonúcleo ainda informa que é necessário estar sem consumir bebida alcoólica há pelo menos 12 horas. O intervalo recomendando entre doadores é de dois meses no caso dos homens e de três meses no caso das mulheres.

Confira o calendário de funcionamento do Hemonúcleo

Quinta feira (18/04): funcionamento em horário normal
Sexta-feira (19/04): feriado
Segunda-feira (22/04): funcionamento em horário normal
Terça-feira (23/04): feriado

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

‘MAM NA AMAN’ tem edição especial de 75 anos na Academia Militar em Resende

Em alusão aos 75 anos da chegada da Academia Militar em Resende, o projeto “MAM na Aman” tem edição especial este ano. A mostra de obras de artes plásticas, que será aberta nesta segunda-feira, dia 15, é uma parceria entre a Prefeitura de Resende, por meio do Museu de Arte Moderna (MAM) da cidade – ligada à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), e a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). A abertura do Salão de Artes está marcada para as 19h. Os interessados poderão visitar a mostra do dia 16 deste mês até 19 de maio, de segunda à sexta-feira, entre 9h e 17h, no Foyer Superior do Teatro da Aman. A visitação é aberta ao público.

Pelo quarto ano consecutivo, a família acadêmica e a população de Resende têm a oportunidade de apreciar diversas peças de artistas da região. Na curadoria realizada pelos técnicos do Museu de Arte Moderna, são apresentadas fotografias, aquarelas e pinturas, que ilustram a arquitetura da Academia e paisagens do município. O presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, explicou detalhes sobre o evento, acrescentando que parte da história da instituição de ensino superior militar será contada através de imagens.

— As peças de arte retratam a bela arquitetura da Aman, que faz parte do roteiro turístico da cidade, além de imagens de outros ângulos da cidade. A exposição conta com 29 obras de sete artistas da região. A história da Aman, responsável pela formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro, teve início em 1810, com a criação da Academia Real Militar pelo Príncipe Regente Dom João. A Academia foi instalada na Casa do Trem, no Rio de Janeiro, onde passou a funcionar o Museu Histórico Nacional. Ao longo dos seus mais de duzentos anos de existência, a Academia ocupou seis sedes. A partir de 1812, ela passou pelo Largo de São Francisco, pela Praia Vermelha, por Porto Alegre e Realengo, até que, em 1944, foi fundada a sede em Resende. Em 23 de abril de 1951, recebeu sua atual denominação: Academia Militar das Agulhas Negras. A Aman teve como seu grande idealizador o Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque – frisou.

Thiago Zaidan ainda destacou a importância da Aman para a evolução do município. “A Aman possui referência de excelência no ensino. Com o fim do ciclo do café, podemos considerar que o desenvolvimento da cidade foi impulsionado com a chegada da Academia Militar. Muitos militares contribuíram com a educação de Resende, pois foram professoras nas escolas. A economia regional também foi alavancada com a vinda da grande quantidade de militares e suas famílias”, lembrou, reforçando que toda a população está convidada para visitar as obras a partir do dia 16, com entrada gratuita.

As obras expostas são dos seguintes talentos da região: Alexandre Neves, Gelson Mallorca, João Saboia, Jorge Vieira, Otacílio Rodrigues, Shirley Ramirez e Christian Meyn.

A Aman segue com programação interna, em comemoração aos 75 anos da sede fundada em Resende. Entre os dias 17 de abril e 1º de maio, estão inclusas as seguintes atividades nas dependências da instituição: palestra temática; lançamento do Selo Comemorativo dos 75 anos; formatura geral; Concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica – SESI/SP; e encenação da Rendição da 148ª Divisão Alemã na II Guerra Mundial.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Exposição exibe novas obras do acervo do Museu de Arte Moderna de Resende

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abre nesta quinta=feira, dia 11 de abril, a exposição ‘Novas Aquisições – Doação do Itaú Cultural’ no Museu de Arte Moderna de Resende – MAM. A mostra, que começa a ser exposta às 18h, reunirá 27 obras que entraram recentemente para o acervo do MAM, através de uma doação do Itaú Cultural, instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo, mapeamento, incentivo e difusão de manifestações artístico-intelectuais.

De acordo com o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, todo o processo de doação das obras para o Museu de Arte Moderna de Resende foi mediado pelo Programa de Doação de Bens Culturais promovido pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Após a divulgação de uma lista de obras que poderiam ser cedidas aos museus de todo o país, Resende manifestou interesse e recebeu a resposta positiva para o acervo, que chegou em março.

– Todos os 27 trabalhos que estarão na exposição nunca foram exibidos pelo museu. Foi um processo que começou em 2018 e finalmente poderemos compartilhar com o público as obras que a partir de agora fazem parte do acervo do MAM’ – diz o presidente, que ainda lembrou que o conjunto de obras inclui gravuras (litografia, serigrafia e desenho), óleo sobre tela e acrílica.

Entre os artistas cujas obras poderão ser apreciadas na nova exposição no MAM de Resende estão: Angela Maino, B. Hofer, Claude Louriou, Denise Rosablu, Domício Pedroso, Eduardo Iglesias, Eduardo Lima, Ferreira Jr., Francisco Resende, Maria Luisa, Gilberto Salvador, Helene Schindler, Herton Roithman, Inos Corradin, Lucas Pennachi, Luli Hunt, Maria Ruas Montenegro, Miti, Omar G. A., Otoni Gali Rosa, Mabe, Silvio Oppenhein, Valmy Rocha Moraes e Wilma Sedys.

A exposição ‘Novas Aquisições’ poderá ser visitada de 12 de abril a 10 de maio, de terça a sexta, das 10h às 18h. O Museu de Arte Moderna de Resende fica na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico de Resende. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre. Maiores informações e agendamento de grupos pelo telefone (24) 3360-6155.

Inclusão através da Arte

Além do material oriundo da doação do Instituto Itaú Cultural, outra obra ficará disponível no MAM. A escultura “Cavado de Xadrez”, do artista Hugo Kruger, levará a arte sensorial para o espaço e um novo conceito para os visitantes.

O diferencial é a possibilidade de interação direta com o objeto, podendo tocar e tirá-lo do lugar a qualquer momento. Promovendo também a inclusão social por meio da arte, a obra terá uma legenda em Braille. Graças a uma parceria firmada com o CEDEVIR (Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficiente Visual de Resende), os alunos visitarão o museu na próxima terça-feira, dia 16, às 16h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende