Prefeitura de Resende avança com obras de reforma e revitalização do Parque Zumbi

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, segue com mais uma obra aguardada há muitos anos pela população. O Parque Zumbi, um dos mais tradicionais parques da cidade, continua recebendo novidades em uma grande intervenção de reforma e revitalização iniciada em 2020 pelo programa ‘Revitaliza Resende’.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, há uma grande porcentagem de obras concluídas no local. Antes da intervenção, o Parque Zumbi contava apenas com um campo de futebol e com uma pista de skate. Agora, está ganhando novas atrações e uma reforma geral nos elementos que já estavam no local.

No primeiro momento da intervenção, as equipes atuaram na construção de uma quadra de areia, dois quiosques de jogos, dois parquinhos infantis, duas academias da terceira idade, pintura e revitalização da pista de skate, pista de caminhada, alambrado do campo de futebol, troca do gramado, além de uma roda para capoeira.

Já no segundo momento, os esforços foram concentrados nas instalações elétricas ao redor da pista de caminhada, com poste decorativo, refletores e poste de concreto na quadra de areia, troca de refletores do campo de futebol, instalação de dois postes de concreto com luminárias no parque.

Na etapa mais recente, a Prefeitura realizou a instalação de um gradil ao redor do parque, com tela em gradil modular. Atualmente, a expectativa é pela construção dos vestiários, que vai agregar em estrutura para a realização de esportes e atividades físicas no parque.

– O “Revitaliza Resende” tem um papel fundamental nos mais variados segmentos da gestão municipal. Garantir espaços de esporte e lazer gratuitos e de qualidade é um dos grandes benefícios do programa. E o Parque Zumbi ilustra muito bem esta importância: um local que estava parado, sem novidades, com diversos problemas e era uma antiga demanda da população. Após o término da intervenção, os moradores terão mais um grande motivo para celebrar e uma satisfação muito grande por ter o Parque Zumbi novamente com vida, segurança e qualidade – comentou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Thomas Elson Landim Pereira.

Inaugurado em 2001 como homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, o parque estava abandonado e sem novidades desde sua criação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Defesa Civil de Resende instala placas com orientações de segurança em rios e cachoeiras

A Prefeitura de Resende através da Defesa Civil de Resende está instalando placas com orientações de segurança em rios e cachoeiras, desde dezembro do ano passado, devido à este período de chuvas de verão e as frequentes visitas de turistas e moradores da região. Nesta última segunda-feira, dia 11, o aviso foi instalado na região do Rio da Pedra Preta, que fica no distrito de Vargem Grande.

As equipes do órgão já instalaram as placas de orientação em outros cinco pontos do município, sendo eles: cachoeira do distrito da Fumaça; prainha em Visconde de Mauá; no encontro dos rios Marimbondo com Rio Preto, em Visconde de Mauá; Usininha, também em Visconde de Mauá; e cachoeira na região da Boca de Rêgo.

Segundo o diretor-geral da Defesa Civil, Flávio Germano da Silva esta ação é preventiva e busca orientar e repassar os cuidados que os turistas e frequentadores devem ter em rios e cachoeiras da região para que seja um momento de lazer seguro.

-Nestas placas são encontradas dicas que toda a população deve seguir como: sair da água em casos de raios e trovões e buscar local seguro como veículos; não deixar crianças sozinhas; tomar cuidado com pedras escorregadias; não mergulhar de cabeça. Entre outros cuidados para que todos tenham diversão, mas de forma segura e sem riscos de acidentes – frisou Flávio Germano.

Outros cuidados que devem ser tomados em rios e cachoeiras

Além destas orientações para evitar acidentes, também é importante verificar a profundidade dos rios e cachoeiras antes de entrar com as crianças. Em casos de ferimentos, lavar as mãos com água e sabão e cobrir com gazes.

A Defesa Civil de Resende também alerta que em caso de afogamentos não devem entrar na água para realizar o socorro. É recomendado que busque ajuda e jogue algum material de flutuação para parar o afogamento para que a vítima consiga se agarrar.

Em qualquer caso de emergência, a população pode ligar para o número 193.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Prefeitura de Resende inicia “Operação Verão” em pontos turísticos da cidade

A Prefeitura de Resende iniciou no último final de semana, nos dias 9 e 10 de janeiro, a “Operação Verão”, que envolve diversos setores da gestão municipal, A ação tem como objetivo conscientizar os moradores e frequentadores da Serrinha sobre a importância da preservação ambiental, além de coibir o estacionamento irregular nas vias públicas.

Embora as ações sejam realizadas principalmente na região da Serrinha do Alambari, de acordo com o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, outros locais, como Mauá, também receberão a ação nos próximos finais de semana.

A “Operação Verão” envolve, ao todo, quatro setores da Prefeitura. São eles: a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, a Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), a Guarda Ambiental e a Guarda Civil Municipal. Durante o trabalho conjunto, equipes da secretaria e da AMAR ficaram no pórtico da Serrinha orientando os visitantes com a distribuição de folhetos educativos, enquanto o trabalho da GCM fica concentrado nas vias públicas.

– É uma ação de fundamental importância que acontece em locais estratégicos, onde a Prefeitura de Resende identificou a necessidade. Tem impacto na organização e na segurança de pontos turísticos, visando coibir os estacionamentos irregulares. O primeiro final de semana da Operação foi um sucesso e vamos estender para as semanas seguintes – explica o secretário Tiago Diniz.

Além da parte organizacional e informativa da operação, as equipes também reforçam os cuidados necessários neste período de pandemia. Entre as medidas de segurança reforçadas pelas equipes estão: a utilização de álcool 70%, distanciamento e orientações sobre a importância de evitar aglomerações.

As ações continuam acontecendo aos finais de semanas, das 9h às 16h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Prefeitura de Resende retoma operações tapa-buraco em diversas localidades

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, retomou a Operação Tapa-buraco nesta segunda-feira, dia 11, na região do Acesso Oeste e no bairro Cidade Alegria. Os trabalhos começaram na Rua Perimetral Norte, na Cidade Alegria, e na Avenida Francisco Fortes Filho, principal via do Acesso Oeste, e terão continuidade nas próximas semanas. O projeto, que foi implantado no início do primeiro mandato do governo Diogo Balieiro Diniz, em 2017, visa à manutenção das vias públicas da cidade.

De acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, mais de 11 mil toneladas de massa asfáltica já foram utilizadas nos serviços da Operação Tapa-buraco. O cronograma para atender às necessidades do município é planejado conforme a demanda existente, além das condições climáticas. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Thomas Elson Landim Pereira, destacou que o processo de tapa-buracos é constante, em razão do desgaste natural ou do fluxo diário da pavimentação urbana.

— Diversos trechos da cidade vão passar pela intervenção da Operação ‘Tapa-Buraco’. O objetivo é prosseguir com a manutenção viária, dando mais segurança e conforto aos motoristas que transitam pelo município. Neste período chuvoso, é comum que surjam mais pontos irregulares, conhecidos popularmente como ‘panelas’. Faz parte da rotina da pasta este serviço de recuperação de vias danificadas pelo fluxo de veículos ou fatores climáticos como chuvas e calor excessivo. O governo municipal busca mapear os pontos mais críticos, inclusive, com a ajuda da população que aponta onde estão as prioridades. O reforço da pavimentação asfáltica é um meio de assegurar melhorias na mobilidade urbana, oferecendo mais estabilidade e segurança – destaca.

O processo da Operação ‘Tapa-buraco’ consiste em várias etapas. Inicialmente, é feito o esquadrejamento do buraco para o alinhamento adequado. Depois, os procedimentos são de limpeza superficial e colocação da massa asfáltica. A fase final é a compactação.

Para a identificação das áreas mais críticas, a Administração Municipal conta com as comunidades como aliadas. A população pode relatar a incidência dos buracos por meio da Ouvidoria Municipal. Os números de telefone disponíveis são: (24) 3354-6000, (24) 3360-6200, (24) 3360-6191 ou o trígito 162. A comunicação também pode ser realizada via plataforma digital, por intermédio do portal e-OUV, no endereço eouv.resende.rj.gov.br/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacaoBs.aspx.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Prefeitura promove revitalização geral da E.M. João Rodrigues no distrito de Fumaça

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, iniciou recentemente mais uma revitalização em unidades de ensino no município. Desta vez, a Escola Municipal João Rodrigues, situada no distrito da Fumaça está recebendo uma reforma geral para que quando for possível o retorno das aulas presenciais, os estudantes tenham uma escola segura e com conforto.

Até o momento, as equipes da administração municipal estão trabalhando nas demolições de pisos, azulejos e paredes no interior e na fachada para que depois possam seguir para outras frentes de trabalho.

No cronograma de obras ainda estão previstas todas as trocas dos pisos e portas, pintura geral do prédio, manutenções das esquadrias, janelas e cobertura. Além disso, serão feitas as intervenções em todas as partes hidráulica, elétrica e também a impermeabilização de salas e a revitalização completa da fachada da unidade de ensino.

A Escola Municipal João Rodrigues fica localizada na Rua Vicente Nunes Teixeira, na Vila da Fumaça e atende 24 crianças da Educação Infantil ao 5° ano.

Mais unidades de ensino passam por obras de revitalização

A prefeitura segue atualmente com as obras do Programa Revitaliza Resende em 18 escolas e creches do município. E para os próximos anos estão previstas mais duas unidades de ensino. Uma é a nova creche no bairro Surubi e a outra é a construção da escola do Parque Minas Gerais, que fica na rua que dá acesso ao bairro. No momento essa escola está passando pela fase de fundação da estrutura.

A Escola do Parque Minas Gerais contará com diversos espaços como seis salas de aula, biblioteca e laboratório de informática. Além de acessibilidade para todos com sanitários equipados com banheiro acessível. A unidade de ensino irá beneficiar os estudantes que moram na região das Barras, possibilitando mais segurança para crianças que poderão estudar perto de casa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Contas do Governo Diogo Balieiro Diniz são aprovadas pelo terceiro ano consecutivo pelo TCE do Rio

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Resende teve suas contas aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O parecer, referente ao exercício de 2019, foi apresentado pelos sete conselheiros do órgão fiscalizador de controle externo do Estado do Rio, durante a sessão plenária telepresencial desta quarta-feira, dia 6 de janeiro, que foi divulgada no seu canal oficial do YouTube. A sessão foi coordenada pelo presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento. O cenário favorável ao governo municipal também aconteceu nos anos anteriores, em 2017 e 2018.

Dentre os destaques mencionados no relatório do parecer prévio favorável, elaborado pelo conselheiro-substituto Christiano Lacerda Ghuerren, estão: superavit de 2019 e a transparência na prestação de contas. O parecer prévio à aprovação por parte da Câmara Municipal de Resende faz parte dos trâmites do processo do Tribunal de Contas. Durante a votação, o colegiado se manifestou favorável à gestão da Administração Municipal de Resende.

Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a austeridade na gestão, o compromisso com o povo e o equilíbrio nas contas públicas mantiveram as ações do governo e os serviços essenciais em pleno funcionamento atendendo às necessidades da cidade, e, principalmente, refletiram na adoção das medidas primordiais de segurança sanitária em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em 2020.

— É uma grande vitória ter a aprovação do colegiado do TCE-RJ em três anos consecutivos nas contas públicas de Resende, superando desafios e progredindo em diversos setores da sociedade, tendo como reflexo este resultado. Isso é o reconhecimento do nosso trabalho pelo órgão fiscalizador do Estado do Rio, que reflete o equilíbrio nos cofres públicos e a dedicação das secretarias e dos órgãos em manter os atendimentos à população com qualidade e dignidade. Somos a melhor Saúde Pública do Estado do Rio e estamos entre as 10 do País. Além disso, no ranking da Educação, estamos em segundo lugar no Estado. Realizamos diversas obras nos últimos quatro anos e, agora, vamos dar continuidade, no segundo mandato, ao trabalho com honestidade e muito dedicação nos projetos, caminhando ao lado do povo e buscando atender aos seus anseios – enfatiza.

CONTAS CONSOLIDADAS

Segundo o relatório, houve evolução bastante significativa dos resultados financeiros da gestão do atual prefeito Diogo Gonçalves Balieiro Diniz, que assumiu o primeiro mandato no ano de 2017, com um deficit de R$ 4.166.899,26. O rombo nos cofres públicos foram superados. O relatório apontou que a herança negativa de 2016 foi revertida para um saldo positivo na ordem de R$ 29.087.754,20 em 2017. Em 2018, as contas foram fechadas com o superavit de R$ 55.431.676,03, chegando a R$ 73.996.081,92 no ano de 2019.

A partir do Plano Plurianual para o quadriênio de 2018/2021, são definidas as prioridades estratégicas para o período. Vale lembrar que a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2019 aprovada em 2018, pela Lei Municipal nº 3.452, estimou a receita no valor de R$ 507.454.440,00 e fixou a despesa em igual valor. O TCE-RJ analisou as fontes do recursos demonstrados pela Prefeitura de Resende, concluindo que o gestor adotou as medidas necessárias à preservação do equilíbrio orçamentário no exercício. O relatório destacou que a receita arrecadada no exercício foi de R$ 624.030.652,01, ou seja, acima da previsão inicial, gerando, em consequência, uma variação positiva de R$ 116.576.212,01, que representa um acréscimo de 22,97%. A receita arrecadada registrada no Balanço Orçamentário Consolidado está em conformidade com a legislação federal em vigor, que dispõe sobre o Comparativo da Receita Orçada com a Arrecadada.

Em relação às despesas com pessoal, o município respeitou o limite máximo de 54%. Neste item, os gastos com Pessoal do Executivo alcançaram, no primeiro, segundo e terceiro quadrimestres de 2019, os percentuais de 48,35%, 48,80% e 48,93%.

TRANSPARÊNCIA

Outra questão positiva do relatório referente a Resende foi a transparência da gestão fiscal, um dos pilares da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), assegurada pela Lei Complementar Federal nº. 131/2009, que determinou a disponibilização, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira, referentes à receita e à despesa da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Por sua vez, o Decreto Federal nº 7.185/2010 veio para regulamentar a transparência de dados públicos.

Neste quesito, o governo de Resende segue desempenhando bem seu papel, viabilizando o acesso aos dados relacionados ao seu quadro financeiro à população, respeitando a Lei Federal de Acesso à Informação (12.527/2011). O relatório indicou que, de modo geral, os resultados obtidos pelo município evidenciaram um nível avançado de transparência e acesso à informação, escala máxima atribuída ao item, que varia de 0,66 a 1,00 neste conceito superior. A nota de Resende foi de 0,83, considerada adequada nesta avaliação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Exposição ‘Mix MAM’ traz mistura de estilos e técnicas ao Museu de Arte Moderna de Resende

O Museu de Arte Moderna de Resende, vinculado à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, terá novidades em grande estilo a partir do dia 12 de janeiro. Nesta data, o museu dará início à exposição “Mix MAM”, com 28 obras de diversos artistas plásticos das 5 regiões do país. A mostra é baseada em narrativas diversificadas, explorando o patrimônio heterogêneo do acervo da Instituição. A visitação está disponível das terças às sextas, de 10h às 16h

Elaborado pela curadora do museu, a museóloga Tatiana Avelino, o projeto mescla artistas de renome e técnicas artísticas diferentes, incorporando novos olhares sobre a arte, investigando as relações entre arte e sociedade, bem como a representação da paisagem e do espaço urbano.

– A exposição “Mix MAM” se afasta da narrativa linear e cronológica da história da arte para favorecer a variedade de técnicas utilizadas pelos artistas que vem desde o tradicional óleo e acrílica sobre tela até a oxidação sobre papel e verniz. É importante ressaltar que não existe um percurso para o visitante seguir, uma vez que as salas expositivas do espaço físico do museu têm certa autonomia, permitindo que o visitante faça seu próprio percurso – explica a museóloga e curadora, Tatiana Avelino.

Dono de um dos acervos mais representativos de arte brasileira do país, o MAM reunirá artistas como Carlos Scliar, Ernesto Lacerda, Paulo Laender, Eila bem como os artistas de Resende Jorge Vieira, D Glória, Antonelli e José Roberto Barbosa em sua nova exposição.

A exposição também possui artistas representantes da região Sul Fluminense, que estarão representados por nomes como Nadéia Souza, Georgete Gac, Ana Lambert e Antônio Geraldo. Estarão inclusas também diversas obras premiadas no tradicional ‘Salão da Primavera’, concurso de arte realizado pelo museu há 40 anos.

Serviço

Exposição MIX MAM
Data: a partir de 12 de janeiro de 2021
Horário de funcionamento: De terça a sexta de 10h às 16h
Endereço: Rua Dr. Cunha Ferreira 104 – Centro – Resende/RJ
Contato e Agendamentos: (24) 3360-4470 ou mam.resende@gmail.com

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

IPTU 2021 terá 15% de desconto em cota única e 5% com parcelamento em dez vezes

A Prefeitura de Resende, através da Divisão de Arrecadação Tributária (DAT), já definiu as condições de pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021. Cerca de 34 mil contribuintes do município terão desconto de 15% nos pagamentos em cota única referentes aos imóveis residenciais e comerciais da cidade, cujo prazo se estende até o dia 12 de fevereiro. Além da cota única, a Prefeitura também oferecerá a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes, com 5% de desconto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, os carnês serão entregues ao correio para distribuição até o fim da primeira quinzena de janeiro. As formas de acesso ao carnê de pagamento, inclusive, estão previstas no decreto nº 13675/20, que diz que o contribuinte deve procurar a repartição fiscal competente, caso não ocorra o recebimento pelo correio até a data estipulada.

– O IPTU é um imposto muito importante, pois sua arrecadação fica integralmente no município, diferente de outras receitas como o ICMS, por exemplo, que precisa ir para o Governo do Estado e depois retornar ao município através de repasses. Recomendamos que a população aproveite o desconto de 15% na cota única e aproveite o valor com essa condição especial – ressaltou o secretário Paulo Roberto Russo.

O imposto representa uma das principais fontes de arrecadação própria do município e pode ser quitado nas agências do Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal, além das casas lotéricas da cidade. A arrecadação é revertida em obras e melhorias para a cidade. Neste ano, a previsão da Secretaria Municipal de Fazenda é que sejam arrecadados cerca de R$25 milhões.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Prefeitura de Resende abre processo seletivo para médico do Programa Saúde da Família

A Prefeitura de Resende abriu as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de médicos para atuarem no Programa Estratégia Saúde da Família (PSF), durante o período de 12 meses, no município. Os interessados devem entregar a ficha de inscrição, currículo e documentos comprobatórios até a próxima sexta-feira, dia 8 de janeiro, das 13h às 16h, de forma presencial na Diretoria de Gestão de Pessoas, situada no pátio administrativo da prefeitura, no bairro Jardim Jalisco.

A contratação imediata é devido a necessidade temporária de profissionais para que tenha a continuidade dos serviços públicos oferecidos à população na área da saúde. A gestão municipal ressalta que para que as contratações sejam efetivadas serão necessários a escolaridade exigida e são aceitos apenas os documentos entregues pessoalmente.

Para participar do processo seletivo, os médicos interessados devem seguir alguns requisitos: ser brasileiro ou naturalizado; ter idade mínima de 18 anos; estar em dia com as obrigações eleitorais; os homens estarem quite com o Serviço Militar; apresentar os documentos de RG e CPF; comprovante de residência; e principalmente possuir diploma correspondente ao cargo. Vale destacar também que a inscrição não será cobrada.

A seleção dos candidatos para o PSF será feita pela contagem de pontos através de critérios e documentos como: diplomas de Especialização, Mestrado e Doutorado; cursos relacionados à área, concluídos a partir de 2010; tempo de serviço na função que concorre; e tempo de serviço na administração pública.

Vale ressaltar que os inscritos no processo seletivo devem sempre acompanhar todas as etapas no Boletim Oficial da Prefeitura. A convocação dos selecionados irá obedecer a ordem de classificação final e os escolhidos serão chamados pelo e-mail e telefone informados no currículo. Caso o médico escolhido não compareça no prazo de 1 dia útil após a convocação, será considerado desistente.

Todas as informações sobre o processo seletivo para médicos do PSF e as folhas de inscrição estão no Boletim Oficial da Prefeitura de n°065, do dia 27 de novembro de 2020. Os interessados também podem encontrar o boletim através do link: https://resende.rj.gov.br/conteudo/boletim_oficial/2020/BO-065-ASSINADO.pdf

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Reeleitos, prefeito Diogo Balieiro e vice Geraldinho tomam posse em Resende

Em sessão solene de posse, o prefeito Diogo Gonçalves Balieiro Diniz e o vice-prefeito Geraldo da Cunha, que foram reeleitos após o recorde histórico de 82,57% dos votos no município de Resende, assumiram seus cargos oficialmente, na noite desta sexta-feira, dia 1º de janeiro. A cerimônia para o mandato de 2021 a 2024 foi realizada no Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Na ocasião, também foram empossados 16 vereadores da Câmara Municipal de Resende – um parlamentar reeleito não compareceu devido à suspeita de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). O evento foi restrito em razão do cumprimento dos protocolos de segurança sanitária necessários para o enfrentamento da Covid-19, incluindo medidas para evitar aglomerações.

A solenidade de posse foi presidida pelo vereador mais velho da Casa Legislativa, Roque Cerqueira (PL), e contou com a presença de autoridades da região, entre elas, o juiz titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Resende e diretor do Fórum da cidade, Dr. Marvin Ramos Rodrigues Moreira, e a juíza da 94ª Zona Eleitoral de Barra Mansa, Drª. Flávia Fernandes de Melo Balieiro Diniz, que compuseram a mesa. O prefeito, o vice-prefeito e os 16 vereadores presentes assinaram o termo de posse. No dia 18 de dezembro do ano passado, Diogo Balieiro e Geraldinho foram diplomados pela Justiça Eleitoral, em ato singelo por conta dos cuidados contra a disseminação do novo coronavírus.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz iniciou seu discurso com agradecimentos aos familiares, amigos, autoridades, representantes militares, companheiros de trabalho e, principalmente, ao povo que depositou mais quatro anos de confiança para representar o Poder Executivo do Município. O prefeito destacou que a expressiva vitória nas urnas em tempos de pandemia global foi fruto do trabalho dedicado às necessidades da população. Ele ainda lembrou que a corrida política foi um grande desafio devido às adversidades diante da disseminação da doença pelo mundo.

— Neste ano, tivemos a oportunidade de reinventar o modo de fazer campanha, superando obstáculos e respeitando os novos limites impostos, sempre com os olhos voltados para a proteção do nosso bem maior: a vida. Não foi fácil abandonar o corpo a corpo, os apertos de mão, os abraços, as reuniões, características tão marcantes na forma brasileira de fazer campanha. A despeito de todos os desafios envolvidos, a democracia mais uma vez prevaleceu, garantindo-se a segurança, a legitimidade e a lisura do pleito eleitoral. Gostaria de dedicar esta vitória a todos os profissionais de saúde, que lutaram e continuam lutando no combate à pandemia do novo coronavírus, possivelmente, o maior desafio de nossa era. De igual forma, como prefeito e também médico compartilho a dor de cada perda, e gostaria de direcionar os meus mais sinceros sentimentos de solidariedade e respeito aos familiares e amigos das vítimas da Covid-19 em nossa cidade. Que Deus continue confortando o coração destas 186 famílias até aqui! Somos vitoriosos de um pleito difícil e concorrido! A partir de hoje, passamos a ter o compromisso de atuar para o constante desenvolvimento e modernização de Resende. Eu poderia concentrar a minha fala nas vitórias obtidas no primeiro mandato. No fato de termos conquistado a melhor Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro, de sermos referência nacional em Saúde Animal, uma das melhores Educações Públicas do País, alcançando todos os indicadores e metas preconizados pelo Ministério da Educação, de sermos a 26ª melhor cidade do Brasil para investimentos, de termos melhorado todos os indicadores de desenvolvimento social, de termos nos tornado um município ‘Amigo da Criança’, de termos liderado a geração de empregos, renda e negócios da Região Sul Fluminense, entre outros avanços. Mas este não é o momento de prestação de contas, as urnas já deram o seu recado. Este é um novo ciclo, momento de assumirmos novos compromissos com o futuro de Resende e seus cidadãos – frisa.

Durante a solenidade de posse, foram votadas as mesas diretoras para os dois biênios de trabalhos da Casa Legislativa. Neste primeiro biênio, assume a presidência da Câmara, o vereador reeleito Reginaldo Engenheiro Passos (PODE); nos dois últimos anos do mandato, a Casa será regida pelo parlamentar reeleito Sandro Ritton (DEM).

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende