Fumaça

Os índios Puris foram os primeiros habitantes desta região. No ano de 1788, os nativos sobreviventes dos confrontos com os brancos foram confinados na Aldeia de São Luis Beltrão, por ordem do quarto Vice-Rei do Brasil, Dom Luiz de Vasconcellos e Souza, sob a “guarda” do padre Francisco Xavier de Toledo. Esta aldeia foi elevada a Curato e depois à freguesia de São Vicente Ferrer, sendo mudada também sua sede para onde permanece até hoje. No local foi erigida uma capela em honra a São Luis Beltrão. Em 15 de dezembro de 1938, por meio de decreto, passou a ser chamar Vila da Fumaça, 7 distrito de Resende, em homenagem à cachoeira existente no local, na qual podemos observar uma neblina de fumaça em sua maior queda.

Formada pelo rio Preto, esta é a maior cachoeira do estado do Rio de Janeiro, com 2 km de extensão e 200 m de queda. Ela está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e é tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende, pelo Decreto Municipal nr. 043 de 1999. A região abriga também o Parque Municipal Cachoeira da Fumaça – Jacuba, criado em 28 de dezembro de 1988. Ele possui uma área de 180 alqueires, arrematada em 3 de abril de 1913 pelo Município de Resende do espólio do então comendador Joaquim José de Souza Breves.

A Vila da Fumaça tem duas igrejas: a de Nossa Senhora dos Aflitos e a São Vicente Ferrer. Nesta região surgiram as primeiras plantações de café no Vale do Paraíba, introduzidas pelo Padre Couto.

Distâncias da Fumaça: Cachoeira da Fumaça – 6 km; Jacuba (Resende – RJ) – 11,5 km; Vargem Grande (Resende – RJ) – 13 km; Rodovia Presidente Dutra – 30 km; Centro Urbano (Resende – RJ) – 33 km.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

ATRATIVOS TURÍSTICOS DA FUMAÇA

CACHOEIRA DA FUMAÇA

fumaca01

Formada pelo rio Preto, é considerada a maior cachoeira do estado do Rio de Janeiro, com 2 km de extensão e 200 m de queda. Está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e é tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende, pelo Decreto Municipal nr. 043 de 1999. Para conservar a cachoeira foi criado em dezembro de 1988 o Parque Municipal Natural da Cachoeira da Fumaça – Jacuba. A unidade de conservação possui 180 alqueires.

Anúncios