Visconde de Mauá

A Vila de Mauáé a porta de entrada do turista que visita a região de Visconde de Mauá. Esta região é formada por pequenas vilas sempre com uma igrejinha na praça central, um campinho de futebol e simpáticas casas. De manhã, acorda-se com suaves melodias entoadas pelos pássaros. Toda a região forma um santuário ecológico e oferece muitas opções de passeios. A Pedra Selada com seus 1755 metros de altitude é um desafio ao preparo físico. As caminhadas por trilhas nos colocam em contato com a beleza e encanto da mata.

O Rio Preto e seus afluentes que descem das montanhas formam belas cachoeiras e poços para banho como a Cachoeira do Araçá, Prainha, Usininha e outras. No Verão, quando o volume das águas é maior, os mais corajosos podem praticar bóia cross (descida de bóia) nos rios da região.

Depois dos programas, a fome aperta e a culinária influenciada pelos colonizadores abrem ainda mais o apetite. Tem pratos da tradicional comida mineira ou, se preferir, a deliciosa comida caseira.

Distâncias de Visconde de Mauá: Serrinha (Resende) – 22 km; Capelinha (Resende) – 16 km; Vargem Grande – 33,5 km; Bagagem – 23,5 km; Jacuba (Resende) – 31 km; Centro Urbano (Resende) – 36 km

ATRATIVOS DE VISCONDE DE MAUÁ

BOSQUE DO VISCONDE

viscondedemaua08

Esta pequena trilha está no Bosque do Visconde (PEPS), localizado junto a Vila de Mauá. Possibilita visão panorâmica do Lote 10, da Serra da Mantiqueira e da Pedra Selada. Ao longo do percurso podem ser vistas aves típicas da região como o Tucano-de-bico-verde, além de espécies de árvores como a araucária, carqueja, ipê-verde e muitas outras.

CACHOEIRA DA USININHA

viscondedemaua05

O início da trilha está a cerca de 300 metros da entrada da Vila de Mauá. Está situada em meio a mata e está muito bem conservada. Após uma pequena caminhada de 05 minutos totalmente em descida chega-se a bonita Cachoeira da Usininha. Possui este nome porque no local construiu-se uma pequena barragem com o intuito de gerar energia elétrica na qual não funcionou.

CACHOEIRAS DO ARAÇÁ

viscondedemaua01

O Complexo de Cachoeiras do Araçá está localizada na propriedade do Seu Ernani. Trata-se de um conjunto de 03 quedas d´ água a saber: Araçá, Bromélias e Tucanos. A trilha de acesso ao conjunto é pequena e feita em região de pasto. A primeira é a do Araçá, chegando ao local não têm uma visão pois está situada no alto do córrego, é necessário subir por uma trilha situada a direita e escondida na mata. Volta-se pela trilha e segue-se para a próxima. Suba uma pequena trilha no pasto até entrar na mata, logo avista-se a Cachoeira das Bromélias, situada a esquerda da trilha. É uma pequena queda d´água com um pocinho em meio a vegetação. E por fim continua na trilha em um trecho com uma leve subida para acessar a Cachoeira dos Tucanos, situada no final da trilha em um belo local. A cachoeira está colada com a mata e cercada por um gramado, o local é ótimo para descansar e refrescar-se na queda d´água. É a mais bonita entre as três que compõem o complexo.
Observação: Situada na propriedade do Seu Ernani. É necessário o pagamento de uma pequena taxa de visitação.

PEDRA DO VISCONDE

viscondedemaua02

O começo da trilha é bem tranqüilo, caminha-se por uma estradinha de grama passando por um lago. Após quinze minutos de caminhada chega-se a uma bifurcação: a da esquerda vai para a Cachoeira do Arco-Íris e da direita para a Pedra do Visconde. A partir deste ponto a trilha torna-se bem mais difícil e cansativo, é subida o tempo todo até o topo com dois trechos bem inclinados. No topo existem duas pedras: a primeira e maior só dá para chegar escalando, ela forma uma espécie de gruta ótima para descansar, lanchar e proteger-se do Sol. Chega-se ao topo da segunda pedra passando por um pequeno corredor formado pelas duas. A vista é maravilhosa, podendo ver a Pedra Selada.
Observação: A trilha está dentro da pousada Fazenda do Mel, necessita de autorização prévia.

PEDRA SELADA

viscondedemaua03

Distante aproximadamente 50 km de Resende, este rochoso está inserido no Parque Estadual da Pedra Selada. Esta trilha tem início na fazenda do Sr. Alcebíades, situada 12 km após o Lote 10, Visconde de Mauá, na direção de quem vai para os povoados de Campo Alegre e Rio Preto. Após percorrer 2600 metros de trilha íngreme, o visitante alcança o topo do rochoso, com altitude de 1755 metros. Esta caminhada é classificada como semi-pesada e o tempo do percurso pode demandar cerca de 2h na subida e 1h30 na descida. Os principais atrativos são: vista panorâmica, escaladas e rapel, além da observação da flora e fauna, especialmente das aves, araucárias, quaresmeiras, bromélias e orquídeas. O nome da formação rochosa é referente ao seu formato semelhante a uma sela de montaria.
Observação: O início é na propriedade do senhor Alcebíades, é cobrado uma taxa de visitação.

TRAVESSIA DO ALTO DA SERRA

viscondedemaua04

Inicia nas torres de transmissão localizadas no alto da serra e termina em uma estrada no Lote 10. A trilha é, na realidade, uma antiga pista de Downrill (mountain bike) por este motivo é toda em descida com inclinação bem acentuada. Durante o percurso o participante irá encontrar três cercas de arame farpado, as duas primeiras terá que passar por elas e a última irá acompanhar a cerca até sair em uma outra trilha que dará na estrada.. O grande atrativo desta trilha é a belíssima paisagem da região.

TRILHA DA PEDRA DA GÁVEA

viscondedemaua06

Esta trilha inicia praticamente no final da Trilha do Cruzeiro e caracteriza por caminhada em trechos de Mata Atlântica, passando por Araucárias. A parte mais bonita da trilha é quando ela vai paralela ao Rio Preto, com a opção de uma parada na Pedra do Totem, as margens do rio. Um bom local para banho e lanche. A caminhada termina na base da Pedra da Gávea, junto a várias casas, após atravessar uma ponte suspensa sobre o Rio Preto.
Observação: Trilha pouco utilizada e com vários trechos bem fechados. Recomenda-se a contratação de guia com conhecimento do percurso. Ao término da trilha pode optar pelo retorno pelo mesmo caminho (os dados descritos baseia-se nesta opção) ou caminhar pela estrada que dá acesso a estrada que liga a Vila de Mauá a Maringá e retornar para a vila.

TRILHA DO CRUZEIRO

viscondedemaua07

Esta pequena trilha está muito bem conservada e leva até o Cruzeiro localizado no alto do morro. A caminhada é por dentro de uma bela mata onde é possível observar aves. No percurso existem outras trilhas que levam até as margens do Rio Preto. Próximo ao final da trilha inicia-se a trilha da Pedra da Gávea.
Observação: Todo o percurso está no lado de Minas, ou seja, no município de Bocaina de Minas. Nesta trilha uma vez por ano é feita uma procissão para Nossa Senhora. Os fiéis levam a imagem até o Cruzeiro, onde é feita uma homenagem a santa.

Anúncios